Centro de Informação Europa Criativa

ir para conteudo
14-10-2025
Parlamento Europeu revela finalistas do LUX Audience Award 2026

Os cinco filmes nomeados para o LUX Audience Award 2026 foram anunciados recentemente em Estrasburgo. O prémio, atribuído pelo Parlamento Europeu e pela Academia Europeia de Cinema, celebra o melhor do cinema europeu e convida o público a votar no vencedor.

Seleccionadas por um painel de profissionais do sector cinematográfico de vários países europeus, as obras nomeadas reflectem a diversidade cultural e temática do cinema europeu contemporâneo, abordando questões de identidade, inclusão, justiça e património.

O público pode assistir às sessões especiais e eventos, promovidos pelo Parlamento Europeu, dedicados ao LUX Audience Award em todos os países da União Europeia e avaliar os filmes através da plataforma oficial do prémio.

Os nomeados ao LUX Audience Award 2026 são os seguintes:

"Christy", de Brendan Canty (Irlanda/Reino Unido)
Aos 17 anos, Christy é forçado a deixar a casa de acolhimento e procura abrigo junto do meio-irmão. Um retrato sobre juventude, educação e protecção de menores.

"Deaf", de Eva Libertad (Espanha)
Ângela, uma futura mãe surda, enfrenta medos e barreiras sociais enquanto se prepara para criar o filho num mundo que não foi feito para ela.

"It Was Just an Accident", de Jafar Panahi (Irão/França/Luxemburgo)
Durante uma viagem noturna, um casal atropela um cão, um evento que desencadeia uma história sobre identidade, repressão política e justiça.

"Love Me Tender", de Anna Cazenave Cambet (França)
Após revelar ao ex-marido os seus relacionamentos com mulheres, Clémence vê a sua vida abalada e luta pela custódia do filho e pela liberdade pessoal.

"Sentimental Value", de Joachim Trier (Noruega/França/Dinamarca/Alemanha/Suécia)
Duas irmãs reencontram o pai, um realizador que tenta regressar ao cinema. Um drama sobre laços familiares, herança cultural e criação artística (vencedor do Grande Prémio em Cannes).

O LUX Audience Award é organizado pelo Parlamento Europeu e pela Academia Europeia de Cinema, em parceria com a Comissão Europeia, com o Programa Europa Criativa MEDIA e a rede Europa Cinemas. Trata-se de um prémio que procura estreitar os laços entre a política e os cidadãos, convidando os espectadores europeus a tornarem-se protagonistas activos, votando nos seus filmes favoritos.

Pela primeira vez, a edição de 2026 contará com legendas adaptadas para pessoas surdas e com deficiência auditiva, reforçando o compromisso do Parlamento Europeu com a acessibilidade cultural.

O vencedor do prémio é conhecido em Abril de 2026.

Para poder votar no prémio, clique aqui.

Notícias relacionadas