O projecto “Almalaguês: tecendo o amanhã a partir da tapeçaria do tempo”, promovido pela Câmara Municipal de Coimbra, foi distinguido com um Prémio Europeu do Património Cultural/Prémio Europa Nostra 2025, na categoria “Envolvimento e Sensibilização dos Cidadãos”. A distinção, uma das mais prestigiadas a nível europeu, é financiada pelo programa Europa Criativa e foi conhecida a 13 de Otubro, em Bruxelas.
Integrado na Cimeira Europeia do Património Cultural 2025, o evento teve lugar no edifício Flagey e contou com a presença do comissário europeu Glenn Micallef e do presidente executivo da Europa Nostra, Hermann Parzinger, que destacaram o papel do património cultural como pilar de identidade e coesão europeias. A Câmara Municipal de Coimbra esteve representada pela directora do Departamento de Cultura e Turismo, Maria Carlos, e pela chefe do Gabinete de Relações Institucionais e Internacionais, Joana Gouveia Loureiro.
Entre 251 projectos elegíveis, oriundos de 41 países europeus, o júri, composto por 11 peritos em património, destacou o projeto de Almalaguês pela “abordagem inovadora que alia o património tradicional às práticas contemporâneas, sustentada por um forte envolvimento público e numerosas exposições”. O júri sublinhou ainda que “a iniciativa oferece oportunidades de rendimento para públicos não tradicionais e grupos vulneráveis, demonstrando como o património pode contribuir para a inclusão social e a resiliência económica”.
O projecto “Almalaguês: tecendo o amanhã a partir da tapeçaria do tempo” visa preservar e revitalizar as práticas tradicionais de tecelagem de Almalaguês, uma expressão cultural profundamente enraizada na identidade local. A iniciativa envolve a Junta de Freguesia de Almalaguês, associações culturais e artesãs locais, profissionais da cultura, investigadores e voluntários, contando com o apoio da Câmara Municipal de Coimbra e de vários parceiros institucionais.
Membro associado da Europa Nostra desde 2019, a Câmara Municipal de Coimbra acompanha de perto iniciativas europeias de valorização do património. Presente em mais de 40 países, a Europa Nostra é a maior e mais representativa rede de defesa do património cultural e natural europeu, colaborando com a União Europeia, o Conselho da Europa e a UNESCO.
Para conhecer os outros vencedores, clique aqui.