Centro de Informação Europa Criativa

ir para conteudo
24-10-2025
Craftwork4All abre convocatórias para residências artísticas

| Deadline: 1 de Dezembro de 2025 |

O projecto Craftwork4All, iniciativa apoiada pelo Programa Europa Criativa dedicada à promoção do artesanato sustentável, à co-criação e à mobilidade artística entre países europeus, entra numa nova fase, concretamente com convocatórias destinadas a residências artísticas em diferentes países anfitriões dirigidas a duplas de artesãos e criativos dos países participantes no Programa, mas também a nações como Albânia, Arménia, BósniaHerzegovina, Geórgia, Islândia, Kosovo, Liechtenstein, Montenegro, Macedónia do Norte, Noruega, Tunísia e Ucrânia.

As residências, de uma ou duas semanas, irão decorrer na Bulgária, Croácia, França, Grécia, Irlanda, Itália, Portugal, Sérvia, Eslováquia, Eslovénia, Espanha e Suécia. 

De salientar que, entre Março e Julho de 2026, os candidatos seleccionados terão de realizar cinco sessões de trabalho com o anfitrião da residência, abordando temas como:

  • Imersão no tema da residência
  • Técnicas, materiais e exemplos inspiradores
  • Desenvolvimento de conceitos e ideias
  • Planeamento de produção e design do produto final
  • Apresentação final do projecto co-criado

Para conhecer todas as residências disponíveis, clique aqui, onde poderá conhecer, através de vídeos, os anfitriões de cada residência (veja aqui o vídeo de Portugal).

Recorde-se que a Craft Work4.0All, co-financiada pelo Europa Criativa, é uma plataforma internacional que congrega 12 organizações de 12 países europeus que apoiam novos e emergentes artistas e profissionais de artesanato, entre elas a portuguesa Arte.M - Cultural and Artistic Association.

De referir que a presente convocatória é uma oportunidade gerada por um projecto apoiado pelo Europa Criativa. Como um das nossas funções é promover os resultados do Programa, fazemos por divulgar o mais amplamente possível estas oportunidades para que o sector cultural e criativo português possa beneficiar delas. No entanto, as dúvidas que possam existir deverão ser consultadas directamente com a entidade que as promove e não com o Centro de Informação Europa Criativa.

Notícias relacionadas