Nos próximos 8 e 9 de Novembro, o Centro de Informação Europa Criativa (CIEC) participa na primeira edição do Lint Maia - Festival Internacional de Literatura, um certame que surge no âmbito do Transnacional IndieSpec, projecto co-financiado pelo Europa Criativa e liderada pela Editorial Divergência. Com a Ucrânia como país em destaque, o festival promete dois dias dedicados à literatura, arte e identidade europeia, reunindo escritores, editores e agentes culturais de vários países.
Um dos momentos em destaque será o painel “European Literature in the Context of War: how armed conflicts influence European literature and what can we do to fight back”, que se realiza no sábado, dia 8 de Novembro (18h), no Grande Auditório da Maia, painel que vai contar com a presença de Sara Machado, representante da Vertente Cultura do CIEC, entre outros convidados nacionais e internacionais.
O painel propõe uma reflexão sobre a influência das guerras europeias — incluindo o conflito na Ucrânia — na arte e na escrita, debatendo ainda como apoiar e proteger escritores em contextos de guerra e o papel da União Europeia na promoção da cultura dos seus Estados-Membros.
Mais cedo, pelas 14h, terá lugar a conversa "Florbela Espanca e Ana Luísa Amaral também falam ucraniano". Esta iniciativa insere-se no âmbito do projecto Europa Criativa POESIA Noun Feminine – Women's Voices from the Southwest e propõe uma conversa sobre literatura de mulheres e tradução a partir das edições bilingues português-ucraniano de Florbela Espanca e Ana Luísa Amaral (Shantarin, 2025).
Além destas sessões, o Lint Maia reunirá uma dezena de escritores nacionais e estrangeiros, apresentando novidades literárias, workshops e projectos europeus que promovem a circulação de obras literárias além-fronteiras. As inscrições para os workshops podem ser feitas através do email Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar..
A programação completa poderá ser consultada aqui.
***
O Transnacional IndieSpec e o POESIA Noun Feminine – Women's Voices from the Southwest são ambos projectos apoiados através da linha de financiamento de Circulação de Obras Literárias Europeias, cuja convocatória está a decorrer até 29 de Janeiro de 2026.
 
	
 
 
	 
 
	 
 
	
