Depois de passar por Braga, Lisboa, Porto e Aveiro, o Congresso Literacia, Media e Cidadania (CLMC) chega a Coimbra nos dias 27 e 28 de Novembro de 2025, dedicado ao tema “Comportamentos, Narrativas e Direitos Humanos”.
Uma das presenças em destaque será a do projecto europeu Inclusive and Creative Media Education (ICME), cuja participação no congresso decorre no âmbito do co-financiamento do Programa Europa Criativa, através da linha de apoio “Literacia Mediática”. Esta linha de financiamento, destinada a iniciativas que promovem competências críticas e criativas no ecossistema mediático europeu, sustenta o desenvolvimento e a disseminação das acções do ICME, que, em Coimbra, se materializam em duas intervenções públicas no dia 28 de Novembro:
14h00 – Mesa 6 do 2.º Bloco de Comunicações Livres:
Participação de Sasu Leinone, do National Audiovisual Institute KAVI (Finlândia) e líder do projecto ICME. A sessão terá o ICME como tema principal, destacando o contributo do projecto para o avanço da literacia mediática na Europa.16h15 – Sessão “Media, Jornalismo e Direitos Humanos”:
Bojan Georgievski, do Instituto de Estudos da Comunicação em Skopje - entidade parceira do projecto ICME, participa nesta sessão temática, dedicada ao cruzamento entre direitos humanos, narrativas mediáticas e práticas jornalísticas.
A sétima edição do CLMC é organizada pelo Grupo Informal sobre Literacia Mediática (GILM) em parceria com a Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra e a colaboração do Centro de Informação Europa Criativa. O evento propõe-se a reunir agentes de diferentes sectores ligados à literacia mediática, à comunicação e à cidadania, promovendo o debate e a partilha de boas práticas.
Com base nos três pilares que marcam todas as edições — literacia, media e cidadania —, o congresso propõe uma reflexão sobre o modo como nos relacionamos com os media, a partir dos comportamentos que adotamos, das narrativas que construímos e do papel que os direitos humanos desempenham na evolução do eco-sistema mediático.
A organização sublinha que o evento pretende ser um espaço de reflexão conjunta e partilha de experiências, incentivando o envolvimento de todos os que trabalham para o desenvolvimento de competências de literacia mediática e para a promoção de uma sociedade mais justa e informada.
A última edição do CLMC, realizada em 2023 sob o tema “Transição Digital e Políticas Públicas”, ficou marcada pelo lançamento do Plano Nacional de Literacia Mediática, uma política pública que visa reforçar a articulação entre os vários agentes do sector.
Tal como nas edições anteriores, o congresso contará com dois dias de debates, comunicações e actividades de trabalho em rede, reunindo participantes de todo o país e de outros contextos internacionais, nomeadamente de países de língua portuguesa.
Para conhecer a totalidade do programa, clique aqui.
***
De periodicidade anual, a call de Literacia Mediática 2026 está a decorrer até 11 de Março 2026. Visa apoiar o desenvolvimento de iniciativas e comunidades inovadoras de literacia mediática em toda a Europa. Com um orçamento total de 3 milhões de euros e um financiamento máximo de 500 mil euros por projecto, esta linha apoia projectos de até 24 meses, com uma taxa de co-financiamento de 70% dos custos elegíveis.


