Centro de Informação Europa Criativa

ir para conteudo
06-11-2025
IN SITU com nova open call para artistas emergentes no espaço público

| Deadline: 18 de Dezembro de 2025 |

A plataforma europeia IN SITU abriu a segunda open call do seu programa quadrienal (2025-2028), que apoia artistas emergentes a desenvolver projectos artísticos em espaço público e em locais não convencionais em toda a Europa.

A convocatória vai seleccionar cerca de 60 artistas ou colectivos, oferecendo acesso a conteúdos exclusivos online sobre criação artística em espaço público e a um laboratório presencial imersivo com oportunidades de aprendizagem e networking em diferentes países europeus.

Podem candidatar-se artistas ou colectivos que trabalhem em e com o espaço público, que tenham um projecto artístico em desenvolvimento (ainda não estreado ou apresentado em digressão) e que pretendam fortalecer a sua prática artística e expandi-la a nível europeu.

O programa valoriza a diversidade e inclusão, acolhendo candidaturas de pessoas de todas as origens e contextos e disponibilizando apoio para responder a eventuais necessidades de acessibilidade.

No total, os candidatos seleccionados vão participar do programa Learning and Discovering, que inclui:

  • Sessões de formação
  • Encontros com artistas e profissionais do sector cultural
  • Oportunidades de networking

Para saber mais sobre a convocatória, há duas sessões online agendadas:

  • 13 de Novembro, 10h30 (hora de Portugal continental). Registo aqui
  • 25 de Novembro, 13h30 (hora de Portugal continental). Registo aqui

Neste link, aceda a página Perguntas & Respostas.

De salientar que a IN SITU, que conta com a portuguesa Bússola, é co-financiada pelo Programa Europa Criativa e pretende promover novas formas de arte que dialogam com o espaço urbano e as comunidades locais.

Para mais informações, clique aqui.

No ciclo 2025-2028, o Europa Criativa co-financia 19 Plataformas Europeias. Através desta linha de financiamento, pretende-se aumentar a visibilidade e a circulação de artistas europeus emergentes e das suas obras através das fronteiras, da Europa e fora dela. Conheça-as aqui.

Notícias relacionadas