Centro de Informação Europa Criativa

ir para conteudo
03-12-2025
Dia Europeu dos Autores 2025: iniciativa regressa com um mês de eventos dedicados à literatura europeia

As celebrações do Dia Europeu dos Autores 2025 estão a decorrer até o dia 12 de Dezembro. A iniciativa, apoiada pelo Europa Criativa, promove a literatura europeia e incentiva o interesse pela leitura entre os mais jovens, num evento que pretende aproximar leitores, autores, tradutores e livreiros, reforçando a valorização da diversidade literária e linguística europeia. 

A edição deste ano mantém o formato descentralizado, oferecendo grande flexibilidade para que escolas, bibliotecas e livrarias organizem os seus próprios eventos ao longo de um mês. 

Um dos momentos centrais da iniciativa aconteceu a 22 de Novembro, na Mechelen Library, na Bélgica, quando o comissário europeu para a Cultura, Juventude e Desportos, Glenn Micallef, participou numa sessão de leitura em voz alta com jovens leitores e famílias. No dia anterior, o comissário presidiu uma mesa-redonda com entidades envolvidas na promoção da leitura, nas instalações da House of European History.

Em Portugal, a DGLAB associou-se ao Dia Europeu dos Autores 2025.

«No âmbito desta celebração, a DGLAB dinamizará uma campanha nas redes sociais dirigida aos jovens, incentivando o contacto com autores e obras de diferentes países e géneros literários, através da divulgação de excertos de obras de autores europeus, reforçando o diálogo literário e cultural entre países. Em parceria com a RELI – Rede de Livrarias Independentes, a DGLAB promoverá ainda uma ação de divulgação e incentivo às livrarias independentes, convidando-as a destacar a seleção de autores europeus escolhida pela DGLAB para esta campanha», revela a DGLAB. «Como parte desta iniciativa, a DGLAB lançará o podcast Ler Europa, conduzido por Pedro Freitas, O Poeta da Cidade, composto por cinco episódios que dão voz a jovens com perfis e experiências diversas: da criadora de conteúdos de literatura juvenil ao participante em clubes de leitura, da leitora de clássicos exigentes à jovem escritora e ao livreiro. Cada episódio propõe uma reflexão sobre as múltiplas formas de relação com os livros e sobre o papel da leitura na vida pessoal e comunitária.» (ouça aqui o primeiro episódio).

Para mais informações, clique aqui.

Entretanto, recorde-se que está aberta neste momento a call "Circulação de Obras Literárias Europeias", concretamente até o dia 29 de Janeiro de 2026. O objectivo da convocatória é fornecer apoio financeiro para traduzir, publicar e distribuir obras de ficção (romances, contos, teatro, peças de rádio, poesia, banda desenhada, literatura para jovens adultos, etc) de autores naturais ou residentes dos países participantes do Europa Criativa ou que façam parte do Património Literário destes países.

Esta linha de financiamento destina-se a apoiar cerca de 40 projectos que promovam a tradução literária e a distribuição de literatura europeia, mas também que preservem a diversidade linguística e promovam a inclusão da leitura com o objectivo de atingir o público leitor mais vasto e o mais inclusivo possível. Pretende, simultaneamente, reconhecer o papel vital do tradutor literário, bem como fomentar a sua remuneração justa.

Para mais informações, clique aqui.

Notícias relacionadas