Centro de Informação Europa Criativa

ir para conteudo
05-01-2026
Moldávia passa a integrar o Programa Europa Criativa a partir de 1 de Janeiro 2026

A Moldávia passou a integrar oficialmente o Programa Europa Criativa. A partir de 1 de Janeiro de 2026, organizações culturais, artistas e profissionais moldavos poderão participar na Vertente Cultura, beneficiando de financiamento europeu em igualdade com entidades de outros países participantes.

A Moldávia, que já esteve associada ao Programa na anterior fase (2014-2020), passa a ser o 41.º país participante do ciclo actual 2021-2027, reforçando a dimensão e abrangência do Europa Criativa. 

Assim que a legislação audiovisual do país estiver totalmente alinhada com a Diretiva de Serviços de Media Audiovisuais da UE, o acordo prevê a participação futura da Moldávia na Vertente MEDIA (audiovisual e cinema) e na Vertente Transectorial (projectos que integram diferentes sectores culturais e criativos e também aos Média Noticiosos). O país compromete-se igualmente a criar um gabinete nacional dedicado à coordenação da participação no Programa, ao apoio às candidaturas a financiamento e à articulação com as redes culturais europeias.

Relativamente às contribuições financeiras, a Moldávia prevê investir 10,18 milhões em 2026 e 10,28 milhões em 2027. No entanto, devido a circunstâncias excepcionais relacionadas com a guerra na Ucrânia, o país encontra-se temporariamente isento do pagamento dessas contribuições.

Tal como avançámos anteriormente, o acordo de adesão da Moldávia ao Programa Europa Criativa foi assinado a 2 de Setembro de 2025.

Para conhecer os países participantes do Programa Europa Criativa, clique aqui.

Notícias relacionadas