Centro de Informação Europa Criativa

ir para conteudo
20-01-2026
Journalism Science Alliance lança segunda call que une jornalismo de investigação e ciência

| Deadline: 23 de Março de 2026 |

Apoiado pelo Programa Europa Criativa e liderado pela Universidade Nova de Lisboa com a parceria do European Journalism Centre, o Journalism Science Alliance lançou a sua segunda convocatória, que decorre até 23 de Março de 2026 (veja aqui os projectos seleccionados da primeira call).

Recorde-se que o Journalism Science Alliance (JSA) prevê que os cientistas colaborem com jornalistas, fornecendo o suporte técnico e os dados necessários para investigações mais aprofundadas. Este cruzamento visa não só facilitar a abordagem de temas complexos, mas também valorizar o papel da ciência na sociedade e promover a importância da informação baseada em factos e evidência científica.

A iniciativa pretende assim reforçar a colaboração entre o Jornalismo e a Ciência, oferecendo financiamento, formação, mentoria e oportunidades de networking. O objectivo é apoiar a produção de jornalismo de investigação local, regional e transnacional, alicerçado no conhecimento científico.

A call 2026 pretende criar novas alianças entre média noticiosos e instituições de investigação, reforçar competências técnicas e operacionais e apoiar reportagens aprofundadas sobre áreas como alterações climáticas, saúde, tecnologias emergentes, governação local, entre outros temas relevantes para o debate público.

No âmbito desta edição, a JSA irá atribuir três tipos de bolsas, no valor de 10.000 euros, 20.000 euros e 50.000 euros, consoante a dimensão e o alcance dos projectos seleccionados.

Para esclarecer dúvidas sobre o processo de candidatura, a Journalism Science Alliance irá promover duas sessões AMA (Ask Me Anything), em formato online, via Zoom, concretamente nos dias 5 de Fevereiro de 2026 e 5 de Março de 2026, ambas às 10h, hora de Portugal continental.

As candidaturas estão abertas a equipas compostas, no mínimo, por um órgão de comunicação social e uma instituição de investigação ou académica, que desenvolvam uma investigação sobre um tema de interesse público. O candidato líder deve ser obrigatoriamente um meio de comunicação social, sendo a candidatura submetida por um jornalista associado a esse meio, que assumirá a coordenação da equipa. Jornalistas freelancers podem assumir este papel, desde que apoiados por um órgão de comunicação social.

Para mais informações, clique aqui.

***
Journalism Science Alliance é um projecto co-financiado pelo Europa Criativa, call Parcerias Jornalísticas – Acção Pluralismo do Programa Europa Criativa, liderado pela NOVA em parceria com o European Journalism Centre. Combina financiamento, formação, mentoria e networking, contribuindo para um jornalismo mais rigoroso, colaborativo e sustentado em ciência

A convocatória de Parcerias Jornalísticas (acção "Colaborações" e acção "Pluralismo") é de periodicidade anual e está a decorrer até 4 de Fevereiro 2026.

Notícias relacionadas