Centro de Informação Europa Criativa

ir para conteudo
20-01-2026
Museus europeus podem integrar a rede NEMO através do Trial Membership 2026

| Deadline: 30 de Janeiro de 2026 |

A NEMO – Network of European Museum Organisations abriu uma convocatória a dez museus e organizações orientadas para o sector museológico com o intuito de integrar a sua rede através do Trial Membership 2026, com candidaturas abertas até 30 de Janeiro de 2026.

Do total de vagas disponíveis, cinco são reservadas exclusivamente a organizações sediadas na Ucrânia, reforçando o compromisso da NEMO com a cooperação cultural e o apoio aos museus em contextos de maior fragilidade.

As entidades seleccionadas beneficiarão de um ano de adesão gratuita à rede, entre Março de 2026 e Março de 2027, com acesso pleno aos recursos, actividades e benefícios da NEMO. O objetivo é apoiar a internacionalização e o desenvolvimento estratégico dos museus europeus, promovendo a colaboração transnacional e o reforço de capacidades profissionais.

Durante o período de adesão experimental, os participantes poderão desenvolver parcerias internacionais, promover o seu trabalho a nível europeu, aceder a oportunidades de formação especializada e obter informação estratégica sobre políticas da União Europeia e oportunidades de financiamento. Os trial members são ainda convidados a contribuir para as actividades de advocacy em defesa do sector museológico e poderão participar nas acções de formação da NEMO, mas também partilhar conhecimento com outros profissionais do sector e integrar três encontros online anuais destinados aos membros, com sessões de uma hora que combinam contributos de especialistas e momentos de discussão interactiva.

Existe ainda a possibilidade de adesão a Grupos de Trabalho temáticos da NEMO, permitindo um envolvimento mais aprofundado em áreas específicas de interesse. Adicionalmente, cada organização seleccionada recebe dois bilhetes gratuitos para a NEMO European Museum Conference, um dos principais encontros europeus dedicados ao sector museológico.

Embora estejam particularmente incentivadas candidaturas de organizações com interesse ou experiência em inovação digital, cibersegurança e inteligência artificial, todas as entidades elegíveis são convidadas a apresentar candidatura.

Para mais informações, clique aqui.

No ciclo 2025-2028, o Europa Criativa co-financia 39 Redes Europeias, entre elas a NEMO, que conta com as portuguesas Centro de Arte Oliva, Museu Municipal de Loulé, Museu Municipal Carlos Reis, Museu Marítimo, Museu do Ar e Museus e Monumentos de Portugal. Através desta linha de financiamento, pretende-se aumentar as competências e capacidades dos sectores culturais e criativos europeus para enfrentar desafios comuns, fomentar o talento, inovar, prosperar e gerar empregos e crescimento. Conheça-as aqui.

Notícias relacionadas