Centro de Informação Europa Criativa

ir para conteudo
26-01-2026
Europa Cinemas abre candidaturas para os Training Boot Camps 2026

Deadline: 22 de Outubro 2026 (para projectos a decorrer em 2026)

Estão abertas as candidaturas à 3.ª edição dos Training Boot Camps, iniciativa da Europa Cinemas com o apoio do programa Europa Criativa MEDIA. Lançado em 2024, a iniciativa funciona em regime de call aberta e destina-se a apoiar acções de formação, workshops e outras iniciativas relevantes de desenvolvimento de competências. Cada Boot Camp será concebido localmente, por e para membros da rede, garantindo que as actividades respondem às necessidades reais e actuais dos profissionais envolvidos. 

Cada Boot Camp é coordenado ainda por um membro da rede Europa Cinemas, responsável pela concepção e execução do projecto, com apoio financeiro e acompanhamento da organização, de acordo com as orientações definidas no regulamento do programa.

Os projectos candidatos devem envolver, no mínimo, oito participantes provenientes de pelo menos três membros distintos da rede. Membros que gerem mais do que um cinema contam apenas como um participante para efeitos do número mínimo exigido. É permitida a participação de exibidores que não integrem a rede Europa Cinemas, desde que o número mínimo de membros da rede seja cumprido.

Os Training Boot Camps têm como principais objectivos a formação de profissionais de cinema em áreas com necessidades específicas a nível local ou regional, como o desenvolvimento de competências digitais através da utilização de novas tecnologias, a melhoria da análise de mercados e públicos, e modelos de negócio inovadores. Estas sessões de formação visam impulsionar as competências dos exibidores e renovar as suas práticas, de forma a desenvolver novas actividades e públicos, a harmonização de competências entre salas de cinema de uma mesma região, a partilha de conhecimento sobre modelos de negócio inovadores e o reforço de práticas sustentáveis, inclusivas e ambientalmente responsáveis. O enfoque deve ser colocado na aprendizagem prática e na apresentação de soluções concretas, não sendo elegíveis conferências, encontros de indústria ou debates teóricos.

As temáticas possíveis incluem, entre outras, competências técnicas para equipas-chave, comunicação e redes sociais, desenvolvimento de públicos jovens, programas de fidelização, gestão de públicos, sustentabilidade ambiental, liderança e trabalho em equipa, gestão de projectos, diversidade e inclusão, análise de dados de audiências, estratégias de marketing, bem como eventos e festivais. 

O apoio aos Boot Camps será baseado em candidaturas através de um concurso aberto que pode ser acedido a qualquer momento. Cada Boot Camp deverá ocorrer em 2026, devendo as candidaturas ser recebidas com pelo menos 10 semanas de antecedência. Consequentemente, o prazo para submissão de candidaturas em 2026 é 22 de outubro.

As propostas serão tratadas cronologicamente e o apoio concedido dentro dos limites do orçamento disponível. (180.000€ para 2026)

Para mais informações, clique aqui.

Notícias relacionadas