Na próxima quinta-feira, 29 de Janeiro, "A Providência e a Guitarra", quarta longa-metragem de João Nicolau, tem estreia mundial na abertura do Festival de Cinema de Roterdão. Apoiado pelo Europa Criativa MEDIA, a estreia do filme vai contar com a presença do realizador, mas também dos actores Clara Riedenstein, Pedro Inês, Salvador Sobral e Jenna Thiam.
Com produção de O Som e a Fúria, a sinopse é a seguinte:
"Num passado distante, Léon e Elvira Berthelini, artistas ambulantes, ganham a vida saltitando de vila em vila. Em Covarronca, acossados pelo Comissário da Polícia, são obrigados a passar a noite ao relento. É nessa situação que encontram Stubbs, um jovem estudante de Cambridge, com quem encontram refúgio na casa de um pintor em desavença com a mulher. Em troca da hospitalidade, lembram-lhes que o amor à arte resolve a arte do amor. Paralelamente, uma maldição insólita obriga-os a viagens absurdas até ao século XXI, onde o futuro da segurança social e de uma banda rock estão em jogo."
O filme terá mais duas exibições durante o festival, a 31 de Janeiro e 6 de Fevereiro, com a estreia em Portugal agendada para 14 de Maio de 2026.


