| Deadline: 30 de Setembro de 1016 |
A partir de Setembro, editoras e livrarias poderão candidatar-se a nova acção do Bookshop Events for Translated EUPL Authors, criado no âmbito do European Union Prize for Literature (EUPL) para reforçar a visibilidade de autores europeus cujas obras tenham sido, ou estejam previstas ser, publicadas em tradução.
O Bookshop Events for Translated EUPL Authors pretende promover a literatura europeia contemporânea e incentivar a circulação de obras entre diferentes línguas e culturas, colocando as livrarias no centro de iniciativas que aproximem autores, tradutores, livreiros e leitores.
A primeira convocatória decorrerá entre 1 e 30 de Setembro de 2026 e apoiará actividades a realizar entre 1 de Novembro de 2026 e 30 de Junho de 2027.
Podem candidatar-se livrarias, em particular as que organizem eventos literários, encontros com autores ou clubes de leitura, bem como editoras que tenham publicado ou prevejam publicar, durante o período de implementação, traduções de obras de autores EUPL. São especialmente incentivadas as candidaturas conjuntas entre editoras e livrarias.
Entre as actividades elegíveis encontram-se digressões de autores traduzidos, com uma série de eventos realizados em duas a cinco livrarias, preferencialmente situadas em cidades diferentes; clubes de leitura dedicados a um ou mais autores EUPL; e encontros públicos, leituras ou conversas com autores e, quando aplicável, os respectivos tradutores.
As actividades devem envolver pelo menos um autor EUPL cuja obra esteja disponível em tradução, ou cuja tradução esteja prevista durante o período de implementação, na língua do país onde decorre a iniciativa. Devem ainda promover a literatura europeia traduzida, ser abertas ao público e realizar-se numa livraria, biblioteca pública, centro cultural ou outro espaço literário que conte com a participação activa de livreiros.
Deve-se privilegiar igualmente iniciativas de carácter continuado e ligadas às comunidades, como clubes de leitura e outras actividades literárias regulares, procurando ir além de acções promocionais pontuais e contribuir para um maior envolvimento dos leitores.
Em 2027 serão lançadas mais duas convocatórias, proporcionando várias oportunidades para apoiar iniciativas de promoção de autores distinguidos com o EUPL e das suas obras.
O European Union Prize for Literature é apoiado pelo Programa Europa Criativa.
Para mais informações, clique aqui.
Entretanto, recorde-se que, entre os dias 14 e 17 de Outubro de 2026, Lisboa e Óbidos voltarão a receber profissionais do livro de vários países para uma nova edição do Encontro Internacional de Editores, um evento promovida pela AICEP – Agência para o Investimento e Comércio Externo de Portugal e que conta mais uma vez com o apoio e colaboração do Centro de Informação Europa Criativa (mais informações aqui).


