Centro de Informação Europa Criativa

ir para conteudo
26-06-2022
Conferência internacional

Conferência internacional  "Culture for Inclusive and Green Europe" |  28 de Junho
9h - 13h [hora de Lisboa], Youth Center Ribnjak, Zagreb, Croatia e Online stream 


Este evento híbrido pretende debruçar-se sobre duas das prioridades transversais do programa Europa Criativa: a inclusão social e a sustentabilidade ecológica, permitindo uma reflexão mais profunda sobre estes temas, mas também a sua aplicabilidade práctica.

Trata-se de uma iniciativa do Desk Europa Criativa Cultura da Croácia, em cooperação com os Desks Europa Criativa da Eslovénia, França, Hungria e Portugal e o Gabinete do Parlamento Europeu na Croácia. Contará com a presença de profissionais destes 5 países, sendo que a representar Portugal estarão a PELE e Terra Amarela.

Inscrições para acompanhar via steaming aqui.
A língua oficial do evento é o inglês. Programa completo aqui.


PROGRAMA (horas de Lisboa)

09:00 - 09:15 INTRODUCTION ● LIVE
Nina Obuljen Koržinek, Minister of Culture and Media of the Republic of Croatia
Željana Zovko, member of the European Parliament from Croatia

09:15 - 10:00 CULTURE FOR INCLUSIVE EUROPE ● LIVE
Géraud Malard | ESPACE DES ARTS, SCENE NATIONALE, CHALON-SUR-SAONE
Maria João Mota | PELE
Tihana Bertek | K-ZONA / VOXFEMINAE
moderator: Petra Ljevak | Mediart International / Dobra knjiga

10:00 - 11:00 Networking + examples of practice
Film screening, auditorium, demonstration

11:00 - 11:45 CULTURE FOR GREEN EUROPE ● LIVE
Veronika Burány | PINKPONILO
Zala Velkavrh | PROSTOROŽ
Davor Mišković | drugo more
moderator: Miljenka Buljević | BOOKSA, KULTURTREGER

11:45 - 12:00 CONCLUSIONS ● LIVE

Com o objectivo de fomentar futuras parcerias, todos os profissionais internacionais serão também convidados a estabelecer contacto com várias entidades croatas numa visita de estudo a ter lugar no dia 29.

***

Contexto: 

CULTURA PARA UMA EUROPA INCLUSIVA
Nos termos do artigo 2º do Tratado da União Europeia (TUE), a União baseia-se nos valores do respeito pela dignidade humana, liberdade, democracia, igualdade, Estado de direito e respeito pelos direitos humanos, incluindo os direitos das pessoas pertencentes a uma minoria. Estes valores são comuns aos Estados-Membros, numa sociedade em que deve prevalecer o pluralismo, a não discriminação, a tolerância, a justiça, a solidariedade e a igualdade entre mulheres e homens. 
A fim de alcançar uma sociedade europeia inclusiva, a cultura tem um forte papel a desempenhar na abertura de oportunidades de diálogo intercultural e na integração de todos os grupos vulneráveis na comunidade. O programa Europa Criativa é uma das ferramentas específicas da União Europeia que promove e reforça a participação de pessoas com deficiência e pessoas desfavorecidas em processos activos que elevam a sua qualidade de vida.

CULTURA PARA UMA EUROPA VERDE
De acordo com o Pacto Ecológico Europeu e tendo em conta a importância de combater as alterações climáticas como uma das mais importantes directrizes da União Europeia, através do Programa Europa Criativa, a sustentabilidade ecológica foi estabelecida como uma das prioridades transversais. A questão da ecologia no âmbito de projectos culturais pode ser tratada em termos temáticos, de produção e de colaboração. O Programa destina-se a contribuir para a integração das acções climáticas e para alcançar a meta global de 30% das despesas do orçamento da União Europeia em apoio aos objectivos climáticos.


Neste contexto, o Centro de Informação Europa Criativa tem vindo a desenvolver duas áreas específicas no website por forma a partilhar informação que poderá ser relevante na abordagem aos tema da sustentabilidade ambiental e inclusão social, quer na Vertente Cultura, quer na Vertente MEDIA (cinema e audiovisual).

Conferência internacional
Conferência internacional