"Animal", da grega Sofia Exarchou, "Dahomey", do francês Mati Diop, "Flow", do letão Gints Zilbalodis, "Intercepted", do ucraniano-canadiano Oksana Karpovych, e "Julie Keeps Quiet", do belga Leonardo van Dijl, são os filmes finalistas do LUX Audience Award 2025, prémio apoiado pelo Europa Criativa MEDIA, numa iniciativa organizada pelo Parlamento Europeu e pela Academia Europeia de Cinema.
Recorde-se que o LUX Audience Award procura promover a diversidade cultural e é o único prémio de cinema do mundo onde os cidadãos atribuem o prémio juntamente com deputados de um parlamento democraticamente eleito, um prémio que procura estreitar os laços entre a política e os cidadãos, convidando os espectadores europeus a tornarem-se protagonistas activos, votando nos seus filmes favoritos.
A votação para o LUX Audience Award decorre até Abril de 2025 (aqui), mês que vai acolher a cerimónia de entrega do prémio no Parlamento Europeu, em data a anunciar.
Entre Setembro de 2024 e Abril de 2025 decorrerão ainda exibições gratuitas organizadas pelo Parlamento Europeu em todos os 27 Estados-Membros da UE, com os cinco filmes nomeados legendados nas 24 línguas oficiais da UE.
Recorde-se que “Close”, de Lukas Dhont, foi o vencedor do LUX Audience Award em 2023, numa edição que contou com o filme português "Fogo-Fátuo", do realizador João Pedro Rodrigues (leia aqui). Este ano, o ganhador foi “A Sala de Professores”, de Iker Çatak, que contou com o apoio do Europa Criativa MEDIA (leia aqui).